10 razões para se hospedar num hostel 10 dicas para fazer amizade em viagens

O que os gringos pensam do Brasil
Comente!

Samba, caipirinha, Pelé. A globalização e o rápido acesso à informação podem ter um significado irrisório quando uma ideia deturpada da realidade é vendida. Vamos colocar de uma forma mais simples: do que adianta ter um carnaval multicultural em vários pontos do Brasil quando a imagem que é vendida lá fora é a de mulatas seminuas dançando samba no Rio de Janeiro?

É verdade que antes de estereotipar todo o país, os gringos poderiam fazer o dever de casa e conhecer um pouco mais da cultura brasileira antes de vir para cá, mas atire a primeira pedra quem nunca visitou um país com uma ideia pré-determinada, baseada apenas em informações vendidas pelas revistas, TV e agências de viagem.

Não podemos culpar a humanidade pelo conhecimento incompleto, mas podemos dar exemplos que contribuam com a mudança da nossa imagem lá fora. Veja algumas coisas que os gringos pensam de nós (algumas com razão!)

1. Brasileiro sempre se atrasa!
Não é por maldade que os gringos pensam isso, eles têm um pouco de razão. Claro que não é uma regra que todos os brasileiros estão sempre atrasados, mas que a gente contribui um bocadinho para esse pensamento, não podemos negar.

2. “Nossa, nossa, assim você me mata…”
O Brasil é um país tão rico na música, que é irônico pensar que lá fora as músicas brasileiras mais conhecidas são esses hits sem letra e sem conteúdo. Sorte dos gringos que eles curtem o ritmo e não conhecem a letra, porque se pedissem para os brasileiros explicarem seria meio constrangedor.

3. Brasileira que não saber dançar? Mentira!
Se é from Brazil e é mulher, não importa a carreira que você segue, a cor da sua pele, o sotaque que você fala, o que importa é que você sabe dançar. Principalmente samba. Para os gringos, é inaceitável que uma mulher brasileira não tenha gingado. Pobres mulheres desajeitadas que se passam por mentirosas…

4. No Brasil tem eletricidade?
Tem água quente no Brasil? Existem carros por lá? Você sabe o que é telefone celular? Certas perguntas demonstram tanta ignorância que não dá nem vontade de responder. A gente entende que às vezes dá vontade é de dar uns tabefes em quem faz perguntas assim. Mas calma! Respira fundo…

5. O país do futebol
País do futebol o Brasil já não é há um bom tempo, mas ainda levará um tempo até que as pessoas aceitem que existem e já existiram outros gênios do futebol além do Rei. E sim, a gente também sabe jogar (e dar exemplo) em outros esportes.

6. Caipirinha!
Se a população brasileira bebesse o tanto de caipirinha que os gringos pensam que a gente bebe, o Brasil seria o país da ressaca. Yes, we have água, suco, cerveja e Coca-Cola.

7. Brasil = Amazônia e população indígena
Vamos explicar de forma objetiva: se a gente está publicando esse post, que demanda um computador (tecnologia!) e algum senso de escrita, você acha mesmo que a gente mora na selva e longe da civilização? Pois é, cara-pálida, a Amazônia é linda, mas o Brasil não é formado só por ela.

8. Rio de Djanêro
O Rio de Janeiro é lindo e maravilhoso, e realmente é um lugar que vale à pena conhecer. Só não é o único lugar turístico no país, ok? Temos muitas outras coisas para oferecer.

9. Brasileiros de olhos azuis???
Ironicamente, em um país cuja miscigenação é tão forte, ainda existem pessoas que pensam que o Brasil é formado por dois tipos de gente: negros e índios. Come on, amigos gringos, isso não é tão complicado de entender…

10. Gritaria sem fim
É super legal que os brasileiros sejam conhecidos pela alegria contagiante, mas bagunceiros não é exatamente o título que a gente quer. Infelizmente alguns brasileiros confundem alegria com falta de educação e são conhecidos pela baderna que fazem mundo afora. Não somos todos assim, tá?


Esse post é uma brincadeira. As informações contidas aqui não devem ser levadas tão à sério!

Deixe um comentário!

*